top of page

Run Tejo - CM Socks | Atleta do Mês - Novembro 2021

Um dos nossos seniores masculinos foi comtemplado com o prémio de atleta do mês! Muitos parabéns Miguel Pinto!

Desde que se iniciou no atletismo, que tem tido uma célere evolução e isso comprova-se nas provas que tem realizado em tão pouco tempo de corrida!

Vem saber um pouco mais sobre ele:


Fotografia: Armindo Santos (Run 4 FFWPU)


1. Quem é o Miguel Pinto?

Uma pessoa simples, muito trabalhador, esforçado, dedicado. Sou amigo do amigo, preocupado com quem gosto. Tento usar o pouco tempo livre que tenho da melhor maneira.


2. Há quantos anos treinas, e como é que o atletismo apareceu na tua vida?

Sempre fiz desporto, do mais variado que se possa imaginar. Agora o Atletismo, foi há pouco tempo, com isto do Covid, os ginásios fechados e devido ao confinamento, foi a maneira que consegui encontrar de me sentir útil e fazer algum desporto. Já estava a ficar louco com a rotina de ir trabalhar e depois voltava para casa, e comecei assim há mais ou menos um ano e pouco.


3. O que simboliza para ti pertencer à equipa Run Tejo – CM Socks?

Tem sido um orgulho. Foi algo que não estava à espera, e surgiu assim do nada. E inicialmente, não estava a pensar começar a correr e passado pouco tempo pertencer logo a uma equipa de atletismo. Mas tem sido muito bom! Tenho conhecido pessoas impecáveis. No início foi tudo estranho, era tudo novo, mas depois senti-me bem, em casa. Com a ajuda de todos, tornou-se mais fácil.


4. Qual foi o teu maior feito desde que estás no clube?

Primeiro foi entrar para o clube, esse foi o primeiro feito. E depois, de prova para prova consegui ir melhorando. Mas o maior feito vai ser fazer menos de 35 minutos no dia 5 de dezembro nos 10 km dos Descobrimentos!


5. O que representa para ti esta distinção de atleta do mês?

Para além de um orgulho, acaba por me saber super bem devido ao esforço que tenho feito. Para cumprir tudo ao máximo e não falhar nenhum treino. Claro que é gratificante para mim. Por um lado, não estava à espera e por outro acabas por estar à espera, porque acho que trabalhaste para isso. Acabas por esperar um prémio pelo reconhecimento do teu trabalho.


6. Quais são os teus atletas de referência?

Não tenho assim nenhum atleta de referência, mas acabo por olhar muito para o trabalho feito pelo Emanuel Rolim. Pois tenho a sorte de ser amigo dele e tem sido uma grande ajuda. Já o conheço há muitos anos, mas nunca me imaginei a correr. Sempre o vi como grande atleta, mas nunca pensei olhar para ele como uma inspiração para começar a correr. Fico impressionado com o facto de ele correr a 3 ao quilómetro e a treinar poucas vezes por semana.


7. Qual o conselho que dás a todos os atletas que andam por aí a correr, sem qualquer orientação e grupo de treino?

Arranjem um Carlos Freitas. Correr só por correr não corre bem com ninguém. Eu notei isso e as minhas pernas também. Basicamente, arranjem algum tipo de acompanhado para prevenir lesões, e que entenda do assunto. Com muita disciplina. Não é fácil. Se há uns meses me dissessem que eu iria acordar às 6 da manhã para ir correr, eu diria que não. Mas tem de ser, senão não temos tempo para tudo.


8. Como concilias os treinos e corridas com a tua vida profissional e pessoal?

Com muita disciplina. Não é fácil. Se há uns meses dissessem que eu ia acordar às 6 da manhã para ir correr, eu dizia que não. Mas tem de ser, senão não temos tempo para tudo.


9. Qual a tua distância preferida, e porquê?

Eu ainda só fiz provas de 10 km até agora. Ainda não sei ao certo qual a distância que prefiro. Mas estou curioso por experimentar uma meia-maratona. Com o tempo vou descobrir.



10. Qual a tua prova preferida, e porquê?

A prova que mais gostei, apesar de ter sofrido mais, foi a de Felgueiras, no Nacional de Estrada. Vi imensas pessoas espalhadas por todo o percurso. Não estava a contar ver tantas pessoas.


11. Tens alguns cuidados com a alimentação?

Não, poucos. Como tenho um metabolismo muito acelerado, não tenho grandes problemas. Tento comer de maneira saudável, mas também como de tudo um pouco.


12. Qual a tua maior motivação para continuares a correr?

Eu tento me motivar a mim mesmo. E tento chegar aos resultados que eu tento obter. Meto um objetivo na minha cabeça e tento me guiar por aí. Se conseguir ótimo, se não conseguir, volto a tentar trabalhar novamente para ao conseguir. Tento ter os pés bem assentes na terra para não me iludir muito.


13.Queres deixar algum agradecimento público?

A todos vós, que me têm feito sentir super bem. Ao Carlos pelo esforço que tem tido para comigo. E a todo o resto da equipa. Todos se tentam ajudar uns outros. O companheirismo no clube é algo notável.


Fotografia: Armindo Santos


Agradecimento aos Patrocinadores:

Prevent Sprain Socks

Prevent Sprain - CM Socks

Aronick Equipamentos Desportivos

GoldNutrition

Ana Dias Runners Club

TransAct LAT

2 Comments


Parabens. O esforço compensa sempre. Agora é continuar a conquistar mais objetivos

Like

Joaquim Amaral
Joaquim Amaral
Nov 27, 2021

💪💪💪Parabéns campeão

Like
bottom of page