top of page

Run Tejo - CM Socks | Atleta do Mês - Dezembro 2021

Mais um mês passou e mais um atleta foi congratulado com o prémio de atleta do mês! Desta vez, foi um dos nossos maratonistas: Mário Ribeiro! Parabéns! Na sua última maratona, tirou quase meia hora ao seu último recorde! Nada é impossível quando existe disciplina, foco, determinação e muito empenho!

Vem saber mais sobre ele:


Fotografia: Facebook Pessoal do Atleta


1. Quem é o Mário Ribeiro?

Nasci no brasil. Vim para cá pequenino para Portugal aos 5 anos. Estudei, tirei dois cursos. Fiz a minha vida familiar, organizei a minha vida. Sou pai de dois filhos que já são adultos. E agora já tenho mais disponibilidade para mim, para fazer aquilo que eu gosto, e um dos hobbies que eu gosto é correr. Já ia correndo, de vez em quando, mas agora como já tenho mais alguma disponibilidade, já consigo correr mais vezes durante a semana. E entretanto, surgiu oportunidade de entrar para o clube e aqui estou: a treinar aquilo que posso e a fazer o melhor possível.


2. Há quantos anos treinas, e como é que o atletismo apareceu na tua vida?

O atletismo apareceu como um hobbie aos 30 e tal anos, para descontrair, pois tinha uma vida de muito trabalho, muito ativa. Tinha uma vida com muita atividade intelectual, a nível profissional. Uma vida familiar muito extenuante. Só comecei a treinar a sério há 3 anos, 15 de outubro de 2018 entrei para a Run Tejo. Antes corria 2 a 3 vezes por semana. Às vezes ficava alguns meses sem correr.


3. O que simboliza para ti pertencer à equipa Run Tejo – CM Socks?

Tenho um grande orgulho, desde que entrei para este clube. Para já, porque as pessoas me motivaram bastante, e ajudaram-me a contribuir para a minha felicidade a nível pessoal e até familiar. Tenho estado bastante motivado.

É uma equipa que já tem alguns pergaminhos a nível nacional. Portanto para mim tem significado muito e tem me ajudado a nível motivacional. Tenho tido muito orgulho em participar em provas em representação da Run Tejo. Tenho melhorado bastante os meus tempos. Gosto da modalidade e gostei do clube devido as pessoas que me têm motivado. Também me tem ajudado na minha condição física.


4. Qual foi o teu maior feito desde que estás no clube?

A nível desportivo foi agora à maratona. Tirei 26 minutos à minha última maratona. Acabei bem e tive a sensação de que não cheguei ao limite. Sem lesões, sem dor sem nada. Treinei para fazer a maratona a 5 ao km e fiz abaixo disso.



5. O que representa para ti esta distinção de atleta do mês?

Para mim representa um orgulho, em poder receber esta distinção pelo clube e é motivador para as próximas provas e para os próximos anos desportivos, para me motivar e poder melhorar enquanto atleta.



6. Quais são os teus atletas de referência?

O mister Carlos Freitas, o José Salazar, a Ana Rebelo e há mais atletas. Dos mais conhecidos: o Carlos Lopes, Fernando Mamede são uma referência e motivaram-me bastante para ir para o atletismo.


7. Qual o conselho que dás a todos os atletas que andam por aí a correr, sem qualquer orientação e grupo de treino?

Eu já tenho falado com alguns deles para irem o clube, para a Run Tejo. Isto para, poderem terem mais método de treino e assim eventualmente poderem melhorar bastante nos seus ritmos de corrida. E organizarem-se melhor e tinham muito a aprender com a Run Tejo.


8. Como concilias os treinos e corridas com a tua vida profissional e pessoal?

Os treinos é ao fim do dia. Tento resolver tudo o que tenho a tratar a nível profissional e pessoal durante o dia e ao fim do dia tento treinar.


9. Qual a tua distância preferida, e porquê?

Começa a ser a maratona. Mas antes era a meia-maratona. Mas esta última maratona correu-me tao bem e soube-me tão bem, que neste momento é mesmo a maratona.


10. Qual a tua prova preferida, e porquê?

Valência. Berlim também gostei. Mas atualmente será Valência.


11. Tens alguns cuidados com a alimentação?

Sim, isso tenho. A minha alimentação tem sido cuidada de há uns anos para ca, derivado aos meus problemas de saúde. Só grelhados, não como fritos. Carnes com pouca gordura, aves, fruta, peixe, legumes. Como muitas vezes peixe cozido com verduras.


12. Qual a tua maior motivação para continuares a correr?

É melhorar os meus tempos. É bater os recorde aos 10 quilómetros. Baixar o meu recorde aos 10km, na meia-maratona e na maratona.


13. Queres deixar algum agradecimento público?

Ao nosso mister Carlos Freitas, que tem sido um grande treinador e um grande motivador das pessoas que estão no clube. Tem essa grande qualidade e consegue transmitir isso para as pessoas. Foi das primeiras coisas que percebi quando entrei para o clube. Para as pessoas começarem a treinar e a melhorar a sua condição física e os tempos.


Fotografia: Armindo Santos



Agradecimento aos Patrocinadores:

Prevent Sprain Socks

Prevent Sprain - CM Socks

Aronick Equipamentos Desportivos

GoldNutrition

Ana Dias Runners Club

TransAct LAT

Comments


bottom of page