A próxima personalidade do mês (Janeiro), traz-nos uma cara já conhecida por vários locais do nosso país! É Veterano M35, e já conta com várias vitórias! Gosta de conhecer cada cantinho do nosso país, onde envolva também a realização de uma corrida.
Estamos a falar do Tiago Graça! Muitos parabéns por esta distinção!
Fotografia: Run Tejo
Vem saber mais sobre ele, na sua entrevista:
1) Quem é o Tiago Graça?
Quem me conhece, sabe que sou uma pessoa muito focada, orientada a objetivos e competitiva (mas de uma forma saudável 😊).
Adicionalmente, gosto bastante de explorar e conhecer lugares novos. Sempre que posso, tento aliar esse explorar com provas. Por isso faço muitas provas longe da nossa zona de Lisboa.
2) Há quantos anos treinas, e como é que o atletismo apareceu na tua vida?
Eu treino desde os meus 14 anos, mas sempre ligado ao futebol. O atletismo só apareceu na minha vida, em 2015 e de uma forma engraçada.
Um sábado de manhã estava eu a trabalhar e o meu primo telefona-me a perguntar se eu não queria fazer uma prova à tarde pela equipa dele “Dolce Furadouro” em Torres Vedras perto do Castelo. Ao qual inicialmente respondi, correr não era para mim, só se tiverem lá uma bola. Ele continuou a insistir e que a equipa precisava de pontos etc, entretanto acabei por aceitar e participar. Eu não tendo qualquer experiência em provas de atletismo, cheguei lá e arranquei rápido, quase como um sprint, só ouvia dizer “deixa-o ir que já o apanhamos…”, entretanto acabei por dar um avanço grande que depois mesmo com a quebra acabei por ganhar a prova na geral. Claramente, despertou algo em mim, e entre 2015 e 2018 fui fazendo mais umas provas sem grandes compromissos.
Atletismo a sério, só comecei na época de 2018/2019, foi o primeiro ano em que estive federado, nesse ano pelo Clube Pedro Pessoa. Foi um ano em que aprendi muito sobre o atletismo e também comecei a participar em regionais, nacionais... A partir daí, tem sido uma aprendizagem constante com ajuda de várias pessoas que me vão dando dicas e partilhando conhecimento, o Carlos Freitas é uma delas.
3) O que simboliza para ti pertencer à equipa Run Tejo – Prevent Sprain?
Simboliza orgulho, compromisso e companheirismo.
Orgulho, por tudo o que a equipa tem alcançado.
Compromisso, porque quando eu visto aquela camisola, ou é para ganhar ou para ficar na frente da corrida. Tenho de representar bem, não só por mim, mas também pelo clube. É o compromisso de dignificar bem o clube.
Companheirismo, por todas as pessoas que temos no clube, que me têm ajudado e eu também vou ajudando. Gosto do ambiente que se vive, e isso é que é importante.
4) Qual foi o teu maior feito desde que estás no clube?
Foi ter ficado em 3º lugar M35 no Nacional de Corta-Mato Longo na Amora em 2022.
Senti-me bastante orgulhoso e concretizado.
5) O que representa para ti esta distinção de personalidade do mês?
Representa o reconhecimento por tudo o que tenho feito e uma motivação extra para os próximos desafios.
6) Quais são os teus atletas de referência?
A nível internacional, o Jakob Ingebrigtsen.
A nível nacional, tenho muita admiração pelo Carlos Lopes e Paulo Guerra.
A nível do nosso clube, o Carlos Tiago é uma delas, continua a surpreender e acho que ainda muito para dar. O outro é o Carraça, acho que é uma pessoa muito importante no nosso clube. Quando fomos à São Silvestre dos Açores, tive oportunidade de o conhecer melhor. E além de grande atleta, também é uma pessoa muito humilde e acessível, sempre disponível ajudar.
7) Qual o conselho que dás a todos os atletas que andam por aí a correr, sem qualquer orientação e grupo de treino?
O conselho que eu dou é tentem procurar alguém certificado, para terem uma orientação e um treino guiado para evitar lesões e obter melhores resultados. Treinar sozinho, acabamos por não ter a noção do que estamos a fazer, não somos regulares, nem consistentes...
8) Como concilias os treinos e corridas com a tua vida profissional e pessoal?
Difícil vai ser sempre. Agora, se quisermos mesmo, faz-se acontecer. Eu sou aquela pessoa que, mesmo quando trabalho até às tantas da noite, arranjo espaço para ir treinar, mesmo que seja à uma ou duas da manhã. Depois de várias horas de volta das coisas do trabalho, sabe bem ir dar uma corrida.
9) Qual a tua distância preferida, e porquê?
É a Milha. Eu sou uma pessoa que gosta muito de adrenalina. E tudo o que envolva isso, eu estou lá!
A milha é aquele ponto entre velocidade e resistência. Pareces que arrancas tão rápido quanto terminas, é uma adrenalina brutal!
Os 1500 metros em pista, gosto, mas não é a mesma coisa. Prefiro fazer uma milha na estrada, que fazer os 1500 metros em pista.
10) Qual a tua prova preferida, e porquê?
O Corta-Mato de Matos Velhos, em Torres Vedras. Gosto bastante do circuito e de ver muitas pessoas conhecidas.
11) Tens alguns cuidados com a alimentação?
Sempre tive na realidade. Tento ter um equilíbrio entre comer peixe, carne, verduras e legumes. Ter cuidado, para garantir a máxima performance e qualidade de vida.
Mas também gosto de comer um belo naco na pedra, quando uma prova corre bem.
12) Qual a tua maior motivação para continuares a correr?
Eu neste momento ainda ando à procura dos meus limites. O facto de, no ano passado ter batido recordes em todas as distâncias é um sinal disso.
13) Queres deixar algum agradecimento público?
Quero agradecer ao Carlos Freitas e também à nossa presidente Cláudia Borralho, assim como todas as pessoas do clube. Fiquei bastante feliz e orgulhoso. Espero continuar a dar e receber muitas alegrias. Que seja uma jornada longa! Acho que ainda temos muito para dar como equipa e espero também ainda ganhar muita coisa.
Para terminar quero também agradecer, não só às pessoas do clube, mas também a familiares, amigos e conhecidos que me apoiam.
Fotografias: Armindo Santos (Página de Facebook)
AGRADECIMENTO AOS PATROCINADORES:
Prevent Sprain Socks
Prevent Sprain - CM Socks
Aronick Equipamentos Desportivos
GoldNutrition
Iriax Construções, Lda
Comments