top of page

PERSONALIDADE DO MÊS | Fevereiro de 2023 - NUNO FERNANDES

Este mês, destacamos mais um veterano, que nos tem vindo a mostrar que é possível atingir os objetivos, aos quais nos propomos! Como uma vida muda, após entrarmos num desporto, que nos muda em todos os aspetos!

Parabéns Nuno Fernandes pela tua distinção! O Nuno tem vindo a evoluir de uma forma muito rápida, e deixa-nos o seu testemunho, de como tudo é possível ,desde que haja foco, garra, determinação e muita força de vontade!

Lê a sua entrevista:


Fotografia: Run Tejo


1. Quem é o Nuno Fernandes?

É uma pessoa divertida, bem disposta, que gosta de sociabilizar com as pessoas. Que gosta de estar ao pé das pessoas, mas que gosta principalmente do convívio entre as pessoas. Que se dá bem com toda a gente. Desde o mais novo ao mais velho. Sou uma pessoa dedicada, focada disciplinada, gosto de dar sempre o melhor de mim. Como eu costumo dizer: "Eu não quero ser o melhor, quero ser melhor!" Gosto de ajudar os outros e gosto que me ajudem. Não sou aquela pessoa competitiva, ou seja, eu gosto de competir comigo mesmo e não tanto com os outros. Gosto de me superar a mim mesmo. Tento impor um objetivo e tento superá-lo, se possível.


2. Há quantos anos treinas, e como é que o atletismo apareceu na tua vida?

Eu treino há pouco tempo. Eu era fumador, fumei durante 30 anos e contrai uma doença: uma policitemia. E lá veio aquele famoso susto, que nos faz deixar de fumar. Há uma altura em pleno Covid, apanhei uma tosse e fui fazer o teste ao Covid ao hospital. No hospital, médico disse-me que eu tinha uma doença no sangue. Desconhecia esse facto, fui apanhado de surpresa, fui logo fazer os exames médicos. Mas o resultado não foi crónico, se fosse ia ser péssimo para o resto da minha vida, ia deixar de ter uma vida” normal". Jamais pensei deixar de fumar, nem nunca tinha tentado, e numa semana larguei o tabaco e consegui até ao dia de hoje! Não é fácil, mas não é impossível !

Na altura que estava a deixar de fumar, eu sentia-me bem quando caminhava. Depois fui para o paredão fazer caminhadas, e comecei a experimentar uns passinhos de corrida e assim comecei a correr. Primeiro corria 100 metros, e o que me custava 100metros… Depois parava, e fui sempre aumentando a distância e o tempo de corrida. Pesava 93 quilos e sentia-me pesado a correr, e era uma tortura fazê-lo. Não gostava de correr, mas ia correndo aos poucos conforme podia, e conseguia. E foi assim que começou o bichinho da corrida.


3. O que simboliza para ti pertencer à equipa Run Tejo – Prevent Sprain?

É um orgulho para mim! Tenho 46 anos e não me via a pertencer a uma equipa de atletismo. Lembro-me da minha primeira prova, que foi a do Centenário da FPA. Nessa altura ainda não estava na equipa. Fui com Joaquim Amaral, que já pertencia à Run Tejo e ficamos junto da tenda da equipa. O que achei incrível, foi pessoas que não me conheciam de lado nenhum, começarem a falar comigo a perguntarem-me como tinha corrido a prova, o tempo etc. etc. Achei logo um ambiente fantástico, e para mim a Run Tejo é isso: o companheirismo e a amizade do grupo. É muito bom estar na Run Tejo.


4. Qual foi o teu maior feito desde que estás no clube?

Tem sido quase todos… pois tenho andado sempre a evoluir e esse é o meu objetivo. Mas para mim, foi fazer sub-36. Foi um grande objetivo que eu tinha. Bati esse recorde na S. Silvestre do Seixal. Dediquei-me muito para bater esse tempo muitas horas de treino muitos sacrifícios… Até disse à minha mulher, que se ela ouvisse dizer que morreu alguém na corrida da S. Silvestres do Seixal, que era eu, porque naquela eu ia dar tudo (risos)!E consegui! E ai tudo valeu a pena…


5. O que representa para ti esta distinção de personalidade do mês?

É um orgulho! Não estava mesmo à espera. Como estou relativamente há pouco tempo no clube, não estava a acreditar que fosse possível. Pensei que ainda não o merecesse, mas não deixo de ficar orgulhoso e sinto-me importante para o clube.



6. Quais são os teus atletas de referência?

O Carlos Tiago, é impossível não falar dele. É um grande atleta, uma pessoa extraordinária, um grande ser humano, muito humilde. Sempre disposto a ajudar toda a gente, com a sua experiência. Depois é uma pessoa com quem me identifico bastante, é um atleta super disciplinado, focado, eu também sou assim. Tem me ajudado muito, com a sua experiência de atleta e é um grande companheiro!

O Mister Carlos Freitas, foi e é um grande atleta com o seu poder de sofrimento. Dá tudo, mesmo com o joelho quase desfeito. Corre em quase todas as provas e dá sempre tudo. Às vezes nem sei como aguenta.

O Miguel Pinto também é um miúdo cheio de força e garra, é o perfeito pica miolos (risos), um verdadeiro mental coach, também me tem ajudado muito, ao longo desta aventura do atletismo.

E no fundo, são todos os companheiros que me têm ajudado, como o Joaquim Amaral que foi o grande causador disto tudo…Foi por causa dele, que estou na Run Tejo.

O Jorge Nunes o meu primeiro Mister, que me ajudava a bater RP no paredão (risos).

O António Bonnet, que andamos sempre juntos a tentar bater recordes.

E muitos outros colegas de equipa, porque todos eles têm sido atletas de referência para mim. Todos me tem ajudado a melhorar como atleta, e pessoa. Tenho que agradecer a todos!


7. Qual o conselho que dás a todos os atletas que andam por aí a correr, sem qualquer orientação e grupo de treino?

Lembro-me do Jorge Nunes, me dizer que eu era um perigo para mim mesmo e tinha razão. Eu fazia uma meia-maratona em treino, sem qualquer tipo de preparação. Nesses dias ,chegava todo partido a casa. Descansava uns dois ou três dias, e lá ia eu outra vez. Andava sempre a abrir, nem sei como não me aleijei a sério. Essa foi uma das razões, por ter entrado para o clube, para ter um treinador e um plano de treino. Ter mais disciplina nos meus treinos, para melhorar as minhas qualidades e atingir os meus objetivos. Por isso aconselho toda a gente, a procurar um grupo de treino, para não se magoarem.


8. Como concilias os treinos e corridas com a tua vida profissional e pessoal?

Com a vida profissional, consigo conciliar sem problemas, porque trabalho por minha conta. Mas com a vida familiar, é um bocado mais complicado, pois tenho dois filhos e com os treinos e provas ao fim de semana, estou mais tempo ausente em casa. A minha mulher é que me ajuda muuuuito nesse aspecto. Ela, como eu costumo dizer, é que é verdadeira atleta. Eu treino todos os dias, e se não fosse ela a ajudar-me nas tarefas com os meus filhos, não conseguia ter tempo para treinar e ir às provas. Se consigo andar no atletismo, é porque a minha mulher me apoia muito.


9. Qual a tua distância preferida, e porquê?

Os 10 quilómetros. Talvez por ser aquela prova que, eu sempre ouvia falar, por ser as primeiras que fiz. É uma prova que, tenho vindo sempre a melhorar os meus tempos, talvez por isso.


10. Qual a tua prova preferida, e porquê?

A S. Silvestre da Amadora, sem dúvida… Já tinha ouvido falar, mas nunca imaginei que fosse assim uma prova com tanta gente a assistir! E sempre a apoiarem os atletas, com bandas de música pelo percurso da prova. Achei espetacular, sem dúvida que vou continuar a ir.


11. Tens alguns cuidados com a alimentação?

Sim! Tenho de ter…porque eu gosto muito de comer. Eu pesava 93kg, quando comecei a correr, perdi logo 15 quilos. Lembro-me que, uma vez o Mister Freitas, na brincadeira, “agarrou-me” na barriga e disse-me que, eu tinha o mesmo problema que ele: que era gostar de comer e que se eu quisesse correr, mais tinha que perder algum peso. Lembro-me que, a partir daí, comecei a mudar a minha alimentação. Larguei os fritos, as gorduras e os açúcares. Comecei a comer coisas mais saudáveis, também bebo bastante água, não bebo bebidas alcoólicas e nem refrigerantes. Mudei completamente os meus hábitos alimentares, por causa da corrida.


12. Qual a tua maior motivação para continuares a correr?

Sãos os tempos! Eu gosto de bater recordes. E neste momento, estou a gostar muito de pista. Comecei a gostar mais recentemente. Quando comecei, era mais pesado e custava-me mais andar na pista, a ritmos mais rápidos. Agora é completamente diferente! Gosto bastante de provas mais curtas e rápidas.


13. Queres deixar algum e agradecimento público?

Quero agradecer ao mister Carlos Freitas, que foi quem me abriu as portas para entrar neste clube. lembro me que, um dia fui ter com ele ao balneário, e pedir-lhe se podia experimentar entrar na equipa- sem compromisso. Isto porque, não sabia como é que ia ser a logística com a vida familiar, com a vida profissional e com treinos diários. O Mister pôs-me logo á vontade, para experimentar o tempo que eu precisasse. E claro, agradecer a todos os meus colegas de equipa, porque sem eles, nada disto tinha sido possível. Muito obrigado Run Tejo!


Fotografia: Armindo Santos (Página de Facebook)




AGRADECIMENTO AOS PATROCINADORES:

Prevent Sprain Socks

Prevent Sprain-CMSocks

Aronick Equipamentos Desportivos

GoldNutrition

Anadias.Run

OrangeTangent Cosmética Urbana Soc. Unipessoal , Lda

2 Comments


Jorge Nunes
Jorge Nunes
Mar 12, 2023

Muitos parabéns Nuno, és um grande exemplo para todos!

Like

Joaquim Amaral
Joaquim Amaral
Mar 12, 2023

Parabéns amigo 💪💪

Like
bottom of page