E para o mês de Fevereiro, nomeamos mais um Veterano: Paulo Arrenega! Muitos parabéns! Já está connosco há bastante tempo, e já anda nas corridas há uns belos anitos.
Vem saber mais sobre ele:
Fotografia: Run Tejo
1) Quem é o Paulo Arrenega?
É um rapazinho de 57 anos que decidiu começar a correr há uns anos, porque estava a ficar um pouco gordo e iniciou-se nas corridas. Entusiasmou-se e começou a competir. Passou por vários clubes, teve a ajuda de quem percebia de atletismo e agora está na Run Tejo – Prevent Sprain.
2) Há quantos anos treinas, e como é que o atletismo apareceu na tua vida?
Sempre gostei de atletismo, no entanto, comecei a treinar há 14/15 anos mais a sério. Não sou profissional, mas a competição está cá. O entusiasmo ajudou-me a evoluir.
3) O que simboliza para ti pertencer à equipa Run Tejo-Prevent Sprain?
É como se fosse uma 2ª/3ª família. É uma união muito grande, somos muito unidos. É uma relação de amizade que vai muito mais além do desporto. É uma grande família.
4) Qual foi o teu maior feito desde que estás no clube?
O meu maior feito foi ter começado neste clube, em que conheci e conheço pessoas muito boas! Tive muitos momentos especiais, e os troféus que vou ganhando foram ganhos com muito suor, refletem o meu esforço e dedicação diária pela modalidade.
5) O que representa para ti esta distinção de personalidade do mês?
Foi com muito prazer que eu recebi a notícia. É uma honra ter recebido. É um reconhecimento da minha dedicação. Fiquei muito satisfeito.
6) Quais são os teus atletas de referência?
Existem muitos, a Rosa Mota, Carlos Lopes… Mas referências para mim, são aquelas com quem me cruzo diariamente, em todos os treinos e provas, que trabalham e têm família. Que não fazem este desporto de forma profissional, mas que se dedicam de corpo e alma. Não é fácil uma pessoa como eu, trabalhar o dia todo, treinar depois, fazer provas ao fim de semana. É isso que me move, que me motiva. Para mim são essas pessoas anónimas e que muitas vezes com poucas condições, que fazem verdadeiros "milagres". Esses sim são as minhas referências!
7) Qual o conselho que dás a todos os atletas que andam por aí a correr, sem qualquer orientação e grupo de treino?
É bom que as pessoas que se iniciam nas corridas, se juntem a grupos de treino, a clubes e não andem sozinhos. É importante serem aconselhados para evitarem problemas futuros (falta de motivação, lesões, etc..).
8) Como concilias os treinos e corridas com a tua vida profissional e pessoal?
Não é fácil. Tem de haver muita vontade própria, muito amor pela modalidade. Acordo muito cedo, passo o dia a trabalhar e o meu treino é sempre entre as 18h e as 20h. É preciso muita vontade.
9) Qual a tua distância preferida, e porquê?
Tenho várias distâncias, mas gosto de meio-fundo. Gosto de pista, dos 1500m, 3000m, 5000m e 10.000m. E também gosto muito dos 10 quilómetros de estrada.
10) Qual a tua prova preferida, e porquê?
É a São Silvestre da Amadora, pela moldura humana que assiste e nos galvaniza, mas também pelo simbolismo de ser no último dia do ano.
11) Tens alguns cuidados com a alimentação?
Tenho, estou a fazer uma transição para o vegetarianismo, por opção, pelo que tenho que ter alguns cuidados. Faço suplementação, para poder suprimir eventuais falhas nutritivas.
12) Qual a tua maior motivação para continuares a correr?
Quero envelhecer o melhor possível. A minha maior motivação é continuar a correr e envelhecer o melhor possível, com saúde.
13) Queres deixar algum agradecimento público?
Aos Carlos Freitas, que é o grande responsável por estar aqui. Assim como à Cláudia Borralho.
Também à minha família, esposa e filhas que me apoiam muito e vibram com as minhas vitórias.
Ao Raul Caetano, que foi a pessoa que me viu um dia a correr à chuva e me motivou para esta modalidade.
E ao Alexandre Monteiro, que me "amadureceu" e me levou a acreditar que era possível "singrar" nesta vida das corridas. Foi com ele que começou a competição!
Mais haveria para agradecer, mas seria uma lista algo extensa para esta entrevista.
Fotografias: Facebook Pessoal, Armindo Santos
AGRADECIMENTO AOS PATROCINADORES:
Prevent Sprain Socks
Prevent Sprain - CM Socks
Aronick Equipamentos Desportivos
GoldNutrition
Iriax Construções, Lda
Comments