top of page

PERSONALIDADE DO MÊS - Fevereiro 2024: PAULO ARRENEGA

E para o mês de Fevereiro, nomeamos mais um Veterano: Paulo Arrenega! Muitos parabéns! Já está connosco há bastante tempo, e já anda nas corridas há uns belos anitos.

Vem saber mais sobre ele:


Fotografia: Run Tejo


1) Quem é o Paulo Arrenega?

É um rapazinho de 57 anos que decidiu começar a correr há uns anos, porque estava a ficar um pouco gordo e iniciou-se nas corridas. Entusiasmou-se e começou a competir. Passou por vários clubes, teve a ajuda de quem percebia de atletismo e agora está na Run Tejo – Prevent Sprain.


2) Há quantos anos treinas, e como é que o atletismo apareceu na tua vida?

Sempre gostei de atletismo, no entanto, comecei a treinar há 14/15 anos mais a sério. Não sou profissional, mas a competição está cá. O entusiasmo ajudou-me a evoluir.


3) O que simboliza para ti pertencer à equipa Run Tejo-Prevent Sprain?

É como se fosse uma 2ª/3ª família. É uma união muito grande, somos muito unidos. É uma relação de amizade que vai muito mais além do desporto. É uma grande família.


4) Qual foi o teu maior feito desde que estás no clube?

O meu maior feito foi ter começado neste clube, em que conheci e conheço pessoas muito boas! Tive muitos momentos especiais, e os troféus que vou ganhando foram ganhos com muito suor, refletem o meu esforço e dedicação diária pela modalidade.


5) O que representa para ti esta distinção de personalidade do mês?

Foi com muito prazer que eu recebi a notícia. É uma honra ter recebido. É um reconhecimento da minha dedicação. Fiquei muito satisfeito.



6) Quais são os teus atletas de referência?

Existem muitos, a Rosa Mota, Carlos Lopes… Mas referências para mim, são aquelas com quem me cruzo diariamente, em todos os treinos e provas, que trabalham e têm família. Que não fazem este desporto de forma profissional, mas que se dedicam de corpo e alma. Não é fácil uma pessoa como eu, trabalhar o dia todo, treinar depois, fazer provas ao fim de semana. É isso que me move, que me motiva. Para mim são essas pessoas anónimas e que muitas vezes com poucas condições, que fazem verdadeiros "milagres". Esses sim são as minhas referências!


7) Qual o conselho que dás a todos os atletas que andam por aí a correr, sem qualquer orientação e grupo de treino?

É bom que as pessoas que se iniciam nas corridas, se juntem a grupos de treino, a clubes e não andem sozinhos. É importante serem aconselhados para evitarem problemas futuros (falta de motivação, lesões, etc..).


8) Como concilias os treinos e corridas com a tua vida profissional e pessoal?

Não é fácil. Tem de haver muita vontade própria, muito amor pela modalidade. Acordo muito cedo, passo o dia a trabalhar e o meu treino é sempre entre as 18h e as 20h. É preciso muita vontade.


9) Qual a tua distância preferida, e porquê?

Tenho várias distâncias, mas gosto de meio-fundo. Gosto de pista, dos 1500m, 3000m, 5000m e 10.000m. E também gosto muito dos 10 quilómetros de estrada.


10) Qual a tua prova preferida, e porquê?

É a São Silvestre da Amadora, pela moldura humana que assiste e nos galvaniza, mas também pelo simbolismo de ser no último dia do ano.


11) Tens alguns cuidados com a alimentação?

Tenho, estou a fazer uma transição para o vegetarianismo, por opção, pelo que tenho que ter alguns cuidados. Faço suplementação, para poder suprimir eventuais falhas nutritivas.


12) Qual a tua maior motivação para continuares a correr?

Quero envelhecer o melhor possível. A minha maior motivação é continuar a correr e envelhecer o melhor possível, com saúde.


13) Queres deixar algum agradecimento público?

Aos Carlos Freitas, que é o grande responsável por estar aqui. Assim como à Cláudia Borralho.

Também à minha família, esposa e filhas que me apoiam muito e vibram com as minhas vitórias.

Ao Raul Caetano, que foi a pessoa que me viu um dia a correr à chuva e me motivou para esta modalidade.

E ao Alexandre Monteiro, que me "amadureceu" e me levou a acreditar que era possível "singrar" nesta vida das corridas. Foi com ele que começou a competição!

Mais haveria para agradecer, mas seria uma lista algo extensa para esta entrevista.



Fotografias: Facebook Pessoal, Armindo Santos




AGRADECIMENTO AOS PATROCINADORES:

Prevent Sprain Socks

Prevent Sprain - CM Socks

Aronick Equipamentos Desportivos

GoldNutrition

Iriax Construções, Lda

Comentarii


bottom of page