No último mês do ano de 2022, escolhemos congratular o veteraníssimo Manuel Martins, como personalidade do Mês! Com 77 anos, consegue angariar diversos títulos, e coleta vários pódios nas provas que faz!
Muitos parabéns!
Sem dúvida uma honra, podermos chegar à sua idade e ainda termos saúde e força para correr!
Venham saber um pouco mais sobre o nosso atleta:
Fotografia: Run Tejo
1. Quem é o Manuel Martins?
Sou um jovem com 77 anos, maluco por corridas, que gosta muito de estar com a família e com os amigos.
2. Há quantos anos treinas, e como é que o atletismo apareceu na tua vida?
Foi com cerca de 50 e poucos anos. Tudo começou com uma brincadeira no meu local de trabalho. Trabalhava na Lisnave por turnos, e à noite tínhamos de fazer sempre um cross do Cais do Sodré até à Amadora.
Depois fui um tempo para o estrangeiro e ia para a engorda. Quando cá estava em Portugal, era para desfazer o que engordei. De maneira que, quando regressei, continuei com os treinos de maneira mais regular.
3. O que simboliza para ti pertencer à equipa Run Tejo – Prevent Sprain?
Fui para a equipa por intermédio de uma pessoa amiga, o Pedro Burrica. Ele é que me desafiou. Como corríamos num outro clube juntos, e de maneira que, quando ele saiu, eu fui com ele também.
4. Qual foi o teu maior feito desde que estás no clube?
Para mim, o maior feito que existe é começar uma corrida e terminá-la. O que interessa é poder fazer desporto.
Mas dois grandes feitos, realizados há pouco tempo, foi ter sido campeão nacional de estrada meu escalão, e também campeão nacional no Corta-Mato da Amora.
5. O que representa para ti esta distinção de personalidade do mês?
É um orgulho ser representado por atleta do mês.
6. Quais são os teus atletas de referência?
O Carlos Lopes, foi um grande atleta. Cheguei a treinar com ele. Começávamos os dois a correr, mas depois ele ia-se embora e eu ficava sozinho ao meu ritmo, nos treinos que fazíamos no Monsanto.
7. Qual o conselho que dás a todos os atletas que andam por aí a correr, sem qualquer orientação e grupo de treino?
O conselho que dou, é que todos deveriam procurar alguém que os aconselhe. Não se deve realizar treinos longos sem qualquer tipo de acompanhamento. É muito importante haver orientação de quem é entendido no assunto, de forma a quem é novo nisto, não tenha surpresas desagradáveis.
8. Como concilias os treinos e corridas com a tua vida profissional e pessoal?
É fácil, pois estou reformado. Entre as 15 horas e as 15h30, é a hora sagrada. Antigamente era mais difícil, pois saída por volta das 19 horas e tinha de ir logo treinar. Agora tenho mais tempo livre.
9. Qual a tua distância preferida, e porquê?
A minha distância preferida são os 10 quilómetros. Pois é a distância que mais corri, mas também gostava de meias maratonas. Fazia-as todas. Agora deixei-me disso e fico-me pelos 10 quilómetros, o que já não é mau. Também gosto de crosses longos. O meu treino de quarta-feira é sempre feito num local próprio para crosses, aqui pela Amadora. Daí também gostar muito de corta-matos.
10. Qual a tua prova preferida, e porquê?
Não tenho nenhuma em particular. Mas gosto de fazer as localidades de Oeiras. E já sou campeão lá há muitos anos.
11. Tens alguns cuidados com a alimentação?
Tenho poucos. Como de uma maneira geral, aquilo que quero. Exceção feita em véspera de prova, em que aí se tem de ter algum cuidado.
12. Qual a tua maior motivação para continuares a correr?
É ser doido. Quando saio para dar as minhas corridas, os meus vizinhos dizem “lá vai o maluco!”. (Haja saúde e disposição para continuar a correr!)
13. Queres deixar algum agradecimento público?
Deixo um agradecimento a toda a equipa, que me tem acompanhado desde o momento em que entrei. Deixo por isso, um agradecimento a todos.
Fotografia: Marcelino Almeida (Facebook)
AGRADECIMENTO AOS PATROCINADORES:
Prevent Sprain Socks
Prevent Sprain - CM Socks
Aronick Equipamentos Desportivos
GoldNutrition
Anadias.Run
OrangeTangent Cosmética Urbana Soc. Unipessoal, Lda
Comments