top of page

99ª Edição Campeonato Nacional de Corta Mato Longo Vale de Cambra 2021


Fotografia O Homem da Maratona (Antonio Matos)


Decorreu no passado Domingo, 28 de Novembro, a cargo da Federação Portuguesa de Atletismo, e com o apoio da Associação de Atletismo de Aveiro e o Município de Vale de Cambra, o Campeonato Nacional de Corta Mato Longo, desta vez , a ter lugar no Parque Urbano Eduardo Coelho, na cidade de Vale de Cambra e com transmissão direta na RTP2.

Trata-se da competição mais antiga do calendário Nacional, sendo reconhecidos os seus resultados ainda antes da formalização oficial da Federação Portuguesa de Atletismo.

Nasce em 1911, com triunfo do malogrado Francisco Lázaro (então a representar o Benfica), realizou‐se nos dois anos seguintes, mas a 1ª Guerra Mundial ditou a sua primeira paragem, retomando‐se depois em 1922 (já organizado pela FPA). Conheceu nova interrupção depois de 1923, realizando‐se apenas em 1928, e com novo intervalo de um ano, retomou a regularidade em 1930. Depois disso, apenas conheceu nova interrupção em 2020, devido à pandemia.


Celebrou o seu regresso no último Domingo, e como manda a lei, a armada RUN TEJO CM SOCKS rumou até ao Norte para mais um dia a fazer história e a elevar mais alto as cores e o nome do nosso clube!

Assim encerrámos, o mês dos Corta Matos, o mês de ligar a tração! Contando com uma presença massiva da nossa equipa, nesta que é já uma histórica, mítica e emblemática competição nacional da qual, qualquer atleta quer fazer parte, e deixar a sua melhor marca! Para além de prova de observação, é serve também como de apuramento para as Taças dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato que se realizarão na pista de cross do Jamor (Oeiras), no próximo ano.


Foi mais um dia a escrever história para o nosso clube, com a presença de quase 30 atletas a participarem , nas provas femininas e masculinas desde os escalões sub 23 aos veteranos, e a pautar-se pela honrosa conquista do 3º lugar em Estafeta Mista onde os nossos atletas Filipe Rebelo, Miguel Rebelo, Ana Rebelo e Kcénia Bougrova, nos brindaram com este pódio a saber a Ouro, e que tanto nos envaidece e faz transbordar de orgulho, nesta que é uma competição de extrema relevância e peso no Atletismo Português , onde estão presentes os melhores atletas nacionais.


De salientar de forma positiva, a transmissão em canal aberto desta prova de atletismo, sob forma de dar palco e visibilidade a esta que é uma modalidade histórica e de ouro nosso País, com um percurso galardoado, pautado por grandes conquistas e atletas que levaram Portugal aos maiores palcos do mundo na modalidade, e que ainda tantas cartas tem para dar, mas tão esquecida, desvalorizada e desacreditada pelo nosso País, não só, mas em muita cota parte, pela falta de voz e visibilidade que lhe dão ao nível da comunicação social.


Um agradecimento à RTP pela transmissão, por divulgarem a modalidade , e assim dar a conhecer a todos e em particular aos mais jovens, aquilo que é o atletismo.


Importante frisar, alguns problemas que se verificaram ao nível de organização da prova, no que respeita às indicações dadas de forma incorreta a muitos atletas na última volta da mesma, e que acabaram por ser prejudiciais na sua classificação final, comprometendo e hipotecando o trabalho, esforço e dedicação de meses, quer de atletas quer de staff técnico, nesta que é uma competição oficial, de extrema relevância a nível nacional e que serve como forma de apuramento, nas quais, situações como estas, tornam se inconcebíveis de acontecer, e mancham a modalidade.


Não obstante, não foram por conta destes contra tempos que a Run Tejo- CM Socks deixou de fazer a festa e ser menos feliz! Pois mais uma vez representámos de forma ousada e honrosa as cores que defendemos, subindo ao de cima a nossa identidade, assim como os valores de que somos feitos, quer a nível desportivo quer a nível humano, e por isso somos quem somos e estamos onde estamos.


Um grande bem haja, para todos estes corajosos atletas que num Domingo gelado de doer até ao osso, com 4h de viagem pela frente rumo ao Norte, e uma jornada de trabalho pela frente a começar no dia seguinte, abdicaram do conforto das suas casas e famílias, para fazerem o que de melhor sabem fazer, serem felizes a correr!


Deixamos em baixo, o registo das excelentes classificações obtidas pelos nossos atletas, bem como o retrato daqueles que foram os melhores momentos da nossa equipa, neste fantástico Campeonato!










GALERIA:

Fotografias da autoria de:

O Homem da Maratona

Luís Duarte Clara

Atleta Sara Lobo













































































































Agradecimentos aos Patrocinadores:

Prevent Sprain

Prevent Sprain - CM Socks

TransAct Lat

GoldNutrition

Aronnick Equipamentos Desportivos

Ana Dias Runners Club

Comments


bottom of page